sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

El Calafate e Glaciar Perito Moreno


Dia 1- 30/12/10- 5ª feira- São Paulo- Buenos Aires

Saímos do Aeroporto de Guarulhos aproximadamente às 22:30 hs, chegando no Aeroparque de Buenos Aires por volta das 23:30 hs, (menos 1 hora, por causa do nosso horário de verão). Deixamos de desembarcar em Ezeiza, como era o previsto, e o nosso primeiro problema acabou acontecendo aí, pois pretendíamos trocar o dinheiro em Ezeiza, pois todas as informações que pegamos diziam que o câmbio melhor era lá. Mas, depois de algumas cabeçadas, conseguimos sacar dinheiro via cartão de crédito.Deu preocupação de não conseguir sacar e passarmos apuro sem grana nenhuma, mas deu tudo certo, no final...
Ps. Vale a pena informar-se sobre a habilitação de saque no exterior na moeda local via cartão de sua conta corrente particular. Ainda, lembre-se de habilitar a utilização do cartão de crédito para utilização no exterior. Dicas meio básicas, mas que para nós “iniciantes” só habilitamos o cartão para uso no exterior.


Dia 2- 31/12/10- 6ª feira- Chegada em El Calafate

Achamos que nossa espera seria de aproximadamente 5 horas, para pegar a conexão para El Calafate, mas acabou se estendendo para umas 7 horas... Devemos confessar que não foi lá muito confortável, mas acabamos até dando risada depois da nossa inventada “posição para dormir no Aeroporto”. E não éramos só nós, tinha mais gente, e alguns mais práticos, acabavam dormindo no chão mesmo, o que achamos que seria até mais confortável...

Enfim, embarcamos às 7:45 hs, num Aeroporto num caos total, fizemos conexão em Trelew e chegamos em El Calafate às 12:20 hs.

O táxi mandado pelo Hostel America del Sur  já nos esperava. Aqui devemos comentar todos os serviços que utilizamos da equipe: a hospedagem em El Calafate, dos dias 31/12 a 02/01, os transfer de táxi, ida e volta, do Aeroporto para a cidade, o passeio para o Parque Nacional Los Glaciares- (Perito Moreno), no dia 01/01/11 e o transfer para o Parque Nacional Torres Del Paine, no dia 02/01/11. Todos estes serviços estão no site da empresa, e achamos mais conveniente e mais prático (além do preço acabar sendo mais acessível) em todos os serviços oferecidos.

Chegamos, fomos recebidos por toda a grande equipe, nos encaminharam para o quarto, só deixamos a bagagem e fomos bater perna, afinal, por ser o último dia do ano, o comércio não estaria funcionando até tarde.


El Calafate é muito graciosa, com o Lago Argentino ao seu lado, casinhas típicas do frio, com rosas, muitas rosas, por todo o lado mais canteiros imensos de lavanda e flores multicoloridas.
Procuramos as casas de câmbio mas estavam todas fechadas. Almoçamos na La Lechuza Pizzas, o tão famoso e recomendado bife de chorizo com papas fritas (AR 63,00) e bife a milanesa (AR 38,00). Fomos ao mercado depois para comprar os mantimentos para o trekking em Torres Del Paine.
Como o João estava com medo de passar fome, achamos que compramos um pouquinho de coisas demais... Voltamos para o Hostel, deixar a “compra do mês”, acabamos cochilando um pouquinho, para desespero da Júlia e saímos para passear de novo.


Fomos até a Laguna Nimez, ver os flamingos rosas e os patinhos. Tivemos o primeiro contato (que seriam depois inúmeros, mal sabíamos, do vento patagônico).Voltamos pelo centro da cidade e nossa ceia de Ano Novo foram empanadas e bombas de vários sabores de uma padaria (La Baguette) numa travessa da Av. Libertador, (a principal da cidadezinha). Aproveitamos para levar algumas mais 3 alfajores caseiros para comer no Perito Moreno no dia seguinte. Foi a primeira vez que precisei usar óculos escuros às 20:00 hs, pois o sol estava me incomodando...Voltamos cansados mas felizes, por passar um Ano Novo tão diferente e fomos dormir após uma ducha deliciosa do Hostel, às 22:30 hs, com o sol ainda se pondo.




Dia 3- 01/01/11- sábado- Glaciar Perito Moreno

Acordamos tarde, tomamos café (cereais, pães, 2 tipos de bolo, panetone, café, chá, leite, 2 tipos de suco, manteiga e doce de leite), o ônibus nos pegou às 10:00 hs no Hostel para a excursão para o Perito Moreno.

Iríamos fazer o passeio na volta do trekking em TDP, porém no dia 01/01, não haveria a excursão para Torres Del Paine, e para não ficarmos de bobeira na cidade, descansar um pouco depois da noite mal dormida,lá fomos nós. É excursão que vai todo mundo, aquele bando de turistas, aquela coisa que todo mundo vai.. é... uma vez que você está lá, é passeio obrigatório, inclusive pegar o barquinho e andar todas aquelas escadarias muito bem montadas, parar em cada lance do mirante, e tirar "N" fotos.


Logo depois da entrada, existe um restaurante, onde você pode almoçar ou tomar um lanche. Não foi o nosso caso, pois tínhamos nossas empanadas.

Chegamos no parque por volta das 12:30 hs, a entrada é de AR 75,00 e criança até 12 anos não paga. O barco é AR 50,00 e criança até 12 anos também não paga.

É um visual indescritível, as fotos, aliás, como sempre, nunca fazem jus ao impacto de você ver pessoalmente, a grandiosidade da natureza que se descortina na sua frente.


Saímos do Parque às 16:30 hs e voltamos para o Hostel.

Comemos o tão aclamado churrasco deles e realmente, segundo o lema: coma até explodir!!! Muuuito melhor que o bife de chorizo de qualquer restaurante. Não me lembro realmente do valor, mas era algo em torno ao equivalente a R$ 40,00 por pessoa, incluído a bebida.



.

Pesquise preços de hotéis em El Calafate
Passagens aéreas do Rio de Janeiro para El Calafate
 Passagens aéreas de São Paulo para El Calafate

Não está em nenhuma destas cidades? Pesquise aqui














4 comentários:

  1. Amei o Ternedor libre deles... Comi demais... Vcs deviam ter feito o minitrekking... andar no glaciar é tudo de bom...
    Bjs e Boas Viagens!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos ogros/caminhantes. Vi as postagens sobre Torres del Paine/El Chaltén, Perito Moreno/El Calafate, e sobre a viagem a Patagônia. Show de bola, me fez relembrar as paisagens espetaculares que vimos a exatos 12 meses atrás quando lá estávamos. Inesquecível não é mesmo ? Comidas, cheiros, pessoas, experiências... tudo diferente!! Parabéns pela iniciativa e viagem, pecisamos nos encontrar qualquer hora para colocar as aventuras em dia.
    abs, Marcos e cia(viagemfamilia.com)

    ResponderExcluir
  3. Carlinha!
    Acabamos não comendo o ternedor libre... o mini trekking tambémm não, mas penso que seria uma ótima desculpa para voltar lá, não é mesmo?
    Beijos!!!

    Marcos e grande família!!
    Obrigada pelo comentário, e como diz uma amiga minha, a Patagônia tem paisagens tão avassaladoras que tira qualquer um do sério!! ficamos com ela na cabeça por muito tempo (quer dizer, para gente não faz tanto tempo...).Seria ótimo nos encontrarmos para colocarmos a conversa em dia sim, estou lendo o relato de vcs também e tem muita coisa que nós gostaríamos de conversar!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá...queria dizer que também estivémos visitando o Perito Moreno agora dez/2010,jan/2011.....Fantástico...Indescritível!!!!
    Passem no nosso blog e espiem,,,também tiramos fotos maravilhosas....
    Obs-Estamos ainda postando sobre a viagem...
    Abraços...
    Jõ e Marcos

    ResponderExcluir

Olá leitor,
Estamos em período de transferência, portanto comente e nos visite no nosso novo endereço por favor:
http://oscaminhantes.com
Obrigada e até breve!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.